PESQUISA DE MERCADO 2007


Pesquisa de Mercado 2007 -Tecnologias e Serviços de Informações Geográficas


Objetivo geral

Ampliar o conhecimento do mercado brasileiro de Tecnologias e Serviços de Informações Geográficas através do Dimensionamento e de Análise Qualitativa deste mercado, contribuindo para seu desenvolvimento.


Executor responsável:
Intare Tecnologia e Informação, com a participação e apoio da FGV Projetos.


Os Conceitos

A pesquisa busca priorizar, através do conhecimento da cadeia de valor dos produtos e serviços relacionados aos setores de Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto, os agentes consumidores (empresas públicas e privadas), que precisam executar tarefas relacionadas à obtenção, armazenamento, acesso, integração, análises e ainda disponibilizar informações espaciais.
Desta forma, a pesquisa analisa também as demandas relacionadas aos fornecedores de Software, Dados (imagens orbitais e aéreas) e Serviços relacionados segundo uma “segmentação” das principais Soluções buscadas pelos usuários em seus projetos técnicos e de processos de negócios, criando uma nova perspectiva de análise do mercado.

As Definições

  • Soluções: Sistemas de Informações Geográficas-GIS, Sensoriamento Remoto e Serviços Relacionados.
  • Segmentos Horizontais: Pequenas, Médias e Grandes empresas
  • Segmentos Verticais: Governo; Educação, Recursos Naturais (gestão ambiental, agricultura, extração de óleo e gás, mineração, florestas e recursos hídricos); Telecomunicações; Utilities; Finanças; Serviços.
  • Canais de Distribuição: Categoria de canais de venda direta e indireta


A Metodologia

A pesquisa e os estudos englobam análises qualitativas e quantitativas. Abordam as soluções estudadas demandadas e adquiridas pelos usuários em seus diferentes segmentos de mercado. Analisam quais as tecnologias, os produtos, serviços e fornecedores disponíveis no mercado se relacionam às soluções adquiridas pelas empresas públicas e privadas relativas aos setores de Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto.


O Conteúdo

Sistemas de Informações Geográficas

  • Os Sistemas GIS “Produtados” com disponibilidade de um conjunto amplo de funcionalidades para diferentes aplicações em diversos segmentos verticais
  • Open Source
  • Sistemas “GIS” Especialistas para Mercados Específicos e funções dedicadas
  • Os Sistemas de Processamento de Imagens
  • Questões Relacionadas a Banco de Dados
  • Questões Relacionadas à Plataforma
  • Fabricantes, Distribuidores e Produtos Relacionados
  • Serviços Relacionados e Fornecedores
  • Dados Qualitativos e Quantitativos por Solução, Tecnologia e por Segmento de Mercado Vertical
  • Mercado Potencial por Solução, Tecnologia e por Mercado Vertical
  • Tendências

Sensoriamento Remoto

Disponibilidade e características dos Dados (imagens orbitais e aéreas)

  • Imagens de Satélite (imagens de alta, média e baixa resolução de sistemas ópticos e radares)
  • Imagens Aéreas
  • Questões Relacionadas à Disponibilidade dos Dados
  • Questões Relacionadas à Acessibilidade das Imagens Atuais e Futuras
  • Questões Relacionadas a Acuracia dos Dados Atuais e Futuros
  • Operadoras, Distribuidores e Produtos Relacionados.
  • Principais Empresas de Aerofotogrametria e Produtos Relacionados
  • Serviços Relacionados e Fornecedores
  • Dados Qualitativos e Quantitativos por Solução, Tipo de Dado e por Segmento de Mercado Vertical
  • Mercado Potencial por Solução e por Mercado Vertical
  • Tendências

As análises e resultados relacionam os produtos e as iniciativas dos players mundiais, das empresas nacionais distribuidoras, e das empresas de serviços relacionados que fomentam o mercado nacional de Tecnologias e Serviços de Informações Geográficas.

Vários pontos de investigação são abordados, tais como:

Quais as características das diferentes tecnologias oferecidas pelo mercado, tipos de produtos e serviços, os nichos ocupados e o que elas oferecem para o mercado? Como podem ser analisadas as diferentes Soluções?

Quais são as maiores necessidades dos usuários e demandas por tipo de Solução para cada mercado estudado? Qual o volume de projetos e negócios? Quais os valores percebidos?

Quais os mercados de maior potencial de crescimento para soluções GIS e de Sensoriamento nos setores públicos e privados?

Como as soluções tradicionais de TI se integram às demandas de GIS buscadas pelos usuários? Como elas estão influenciando os modelos de negócios das empresas e o mercado de Sistemas de Informações Geográficas e de Sensoriamento Remoto.

 

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